domingo, 11 de outubro de 2009

IDEOLOGIA RELIGIOSA


Judaísmo, Paganismo, Politeísmo, Panteísmo, Espiritualismo, Bramanismo, Hinduísmo, Taoísmo, Confucionismo, Budismo, Cristianismo, Yoga, Islamismo, Protestantismo, Ateísmo, Espiritismo, Teosofia, Ocultismo e Esoterismo, essas são algumas das IDEOLOGIAS RELIGIOSAS.

O Islamismo; Tem algumas semelhanças com o cristianismo,
mas defende a violência contra os infiéis, isto é, os que não seguem o
Al Corão. Também proíbe a cobrança de juros, os jogos e o consumo de bebidas alcoólicas.
Aceita a poligamia, é monoteísta, tendo em Alah como seu único Deus.
O Cristianismo; É a maior Religião do Mundo...sendo que a metade é católica e a outra não.
Surgiu com os ensinamentos de Cristo, e
estão registrados no Novo Testamento, junto com o Velho Testamento, constitui a Bíblia, um dos livros mais lidos no mundo ocidental.
Em alguns paises sua religião é muito importante...seus fiéis seguem a risca sua ideologia e descriminão quem não é praticante. Á também aquelas religiões que já até aperecem na midia por exemplo no Brasil tem um canal que passa sobre a Igreja Evangelica, com o Bispo...tem total liberdade, e isso influencia porque são dos meios de comunicação a "midia" e a "religião".
Alguns Paises Radicas; No Brasil a maioria é Catolica, na Russia o Ateísmo e grande, o Espiritismo nasceu na França (Paris), e o Islamismo (Islã) que vem da Arábia Saudita, eles tem alguns deveres; Todo muçulmano deve prestar o testemunho, ou seja, professar publicamente que Alá é o único Deus e Maomé é seu profeta, fazer a oração ritual (salat) cinco vezes ao dia (ao nascer do Sol, ao meio-dia, no meio da tarde, ao pôr-do-sol e à noite), voltado para Meca e prostrado com a fronte por terra, dar a esmola legal (zakat) para a purificação das riquezas e a solidariedade entre os fiéis, jejuar do nascer e ao pôr-do-sol, durante o nono mês do calendário muçulmano Ramadãm, fazer uma peregrinação (hadjdj) à Meca ao menos uma vez na vida, seja pessoalmente, se tiver recursos, ou por meio de procurador, se não tiver. E ainda é permitida a poligamia com até 5 esposas legítimas.
por: Mauricio Oliveira

terça-feira, 6 de outubro de 2009

ERA DOS EXTREMOS



DESCULPA A DEMORA!!!
CONCLUSÃO
Ainda que nao se concorde com todas as conclusões de Hobsbawm, acerca deste breve século, este livro é cheio de considerações que, no mínimo, colocam o leitor a refletir, sobre o mundo e as mudanças nele ocorridas. De fato, excelente!Era dos Extremos, escrito por Eric Hobsbawm, é um excelente livro tanto para quem deseja compreender, como aprofundar-se num dos assuntos mais complexos da História Mundial.O livro aborda temas ligados a Primeira Guerra Mundial até as questóes da última década do século XX (Fim do socialismo,Globalização,Geopolítica),ou seja o período compreendido entre 1914-1991.É um livro que vale a pena ser lido,uma vez que trata de forma simples, arrojada e completa toda a História de um dos períodos de grande turbulência do Mundo. Um excelente livro que aborda o século XX sob a óptica marxista, uma obra prima de Hobsbawn. Leitura obrigatória para todos que querem entender as transformações políticas, militares eeconômicas ocorridas naquele que o autor chamou de o "curtíssimo século".
Neste livro, Eric Hobsbawn faz uma análise do curto século XX. Se a sua ótica é marxista, isto não faz o livro parecer datado; o autor sabe como escrever a história de forma envolvente, fazendo um painel de todo o século e abrangendo várias regiões. Nele o autor mostra o quanto o século foi marcado por revoltas, contradições, revoluções, guerras e esperanças. Curto, o século XX foi intenso. Foi de extremos. Isto faz do livro uma obra prima, um clássico de nascimento, que será consultado por muito, muito tempo.
by Mauricio Oliveira